Algoritmo- Entenda de vez como funciona este denominador
1 de novembro de 2022

Ele é notícia nos últimos anos e vem ditando conceitos, classificando costumes e mudando até tendências. Ele é o algoritmo das redes. Vamos aprender mais sobre ele?
O algoritmo é um machine learning, ou seja, uma máquina de aprendizado que procura entender e absorver exatamente que tipo de conteúdo cada usuário daquela determinada rede tende a engajar mais. Conheça qual é o comportamento dele em alguns aplicativos.
Instagram
Basicamente, o algoritmo do Instagram se baseia nos princípios de:
1° Interesse do usuário
Faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais relevante baseado no histórico do usuário.
2° Novidade
Dá prioridade para as publicações mais recentes.
3° Relacionamento entre perfis
Estabelece um parâmetro de interação entre você e o perfil que fez a publicação.
O algoritmo de outros aplicativos tende a trabalhar de maneiras diferentes, mas sempre com o mesmo objetivo: trazer aquilo que te agrada baseado no seu comportamento.
Spotify
No Spotify existe um algoritmo que analisa as músicas e artistas que você curte, estabelecendo um padrão de costume que é usado para sugerir canções e músicos parecidos, mas que você talvez desconheça. Além disso, o software do Spotify analisa a assinatura de áudio de cada música para buscar sons parecidos que o usuário não buscaria. Esse mesmo tipo de combinação e sugestões precisas de conteúdo são usados pela Netflix, Amazon Prime e YouTube.
Youtube
No início da maior plataforma de streaming do mundo, o algoritmo usado apenas classificava os vídeos por quantidade de visualizações. Hoje, inúmeros parâmetros são levados em conta, como os famosos likes e dislikes, categoria do vídeo (música, game e cinema, por exemplo), local do usuário e tempo médio de visualização.
TikTok
O algoritmo do TikTok é bem complexo e não se sabe ao certo como ele funciona, mas diversas pesquisas pelo mundo conseguiram extrair alguns de seus comportamentos.
Existe uma suposição de que haja uma equação dentro dos vídeos, que consolida diversos fatores e faz com que aumentem suas respectivas entregas. Tempo de visualização, métrica de curtidas e comentários, recomendações para grupos pequenos para testar uma possível expansão de engajamento, informações pessoais e outros diversos fatores que são guardados a sete chaves pelos desenvolvedores.
Nas últimas décadas, o algoritmo se atrelou totalmente à evolução tecnológica e seu aperfeiçoamento está cada vez mais refinado, poderoso e muitas vezes, obrigatório—o que já vem sendo grande motivo de discussão nas redes, quando se diz respeito à limitação e padrões indesejados que tal mecanismo pode trazer à capacidade criativa e à independência dos usuários, seja nas redes sociais ou em outros diversos outros aplicativos.
Ainda assim, há de se concordar que o algoritmo trouxe e vem trazendo uma grande mudança em relação à personalização digital.