A Conexão Emocional entre o Público e as Marcas
7 de dezembro de 2022

Em um momento em que o público está mais crítico e avaliador, as empresas passam a conquistar seu cliente não só pelo apelo mercadológico e qualitativo, mas também pelo emocional.
Alguns dados nos mostram o quão importante é este investimento e como ele se transformou em peça fundamental no sucesso da estratégia de marketing de uma empresa.
Os brand lovers
Já ouviu falar de “embaixadores espontâneos das marcas?” Pois é, são fã bases que as marcas acabam criando através de investimento em conexões emocionais com seu público, que aumentam a fidelidade e facilitam o marketing boca a boca.
Dados revelados pela Khorus em 2021 citam que 86% dos considerados “brand lovers” aceitam pagar a mais apenas para ter o produto da empresa que ama. Isto nos mostra que a fidelização é contínua, produtiva e semeia frutos principalmente pelas redes sociais.
A tomada de decisão
Gerald Zaltman, professor em Harvard, diz que 95% da tomada de decisão de uma compra acontece no subconsciente. Portanto, a decisão de compra é muito mais influenciada por percepções e sensações do que por atributos funcionais.
Hoje não basta ter só consumidores — as marcas precisam ter fãs, o que contribui para o seu engajamento.
Os investimentos em números
Pesquisa recente realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) identifica que, nos últimos três anos, as empresas investiram cerca de R$ 45 bilhões em ações para ficarem mais próximas de seus clientes. Estes valores, em grande parte, foram investidos em comunidades digitais e influencers. Este mercado, que só no Brasil cresceu 72% entre 2020 e 2022, segundo dados do Valor Econômico, mostra números extraordinários.
A era da fidelização das marcas combinada ao marketing de influência parece ser o modelo de negócio atual, lucrativo e, para o futuro, cada vez mais promissor.